quinta-feira, 10 de julho de 2008

Começou...estou em Porto Alegre!!

Opaa…comecei minhas viagens! Estou em Porto Alegre agora. Estou aqui a 3 dias somente e já estou falando igual gaúcho!!! O que esse povo tem? Me explica?! Depois de ter conseguido manter meu sotaque mineirocapixaba por 16 anos em Maringá, chego aqui e em míseros 3 dias sou contagiada?? Ah...estou inconformada...mas pelo menos não estou falando Bah ainda (é, AINDA mesmo, porque na verdade acho tão legal =D ). Mas uma coisa o RS me decepcionou...cadê o frio???? Chego com minha pequenina mala, cheeeeia de casacos, naquela expectativa de mergulhar na cultura rio grandense...e cadê o chimarrão? Mó calor aqui, num me ofereceram nenhum chimarrãozinho ainda .

Deixando as besteiras de lado, o pouco que vi da cidade, já gostei muito. Sexta terei day off por aqui, terei a chance de conhecer melhor e visitar alguns lugares, mas o ambiente aqui me agrada bastante. Só não me agrada não entender 50% da conversa. Ô povo pra ter gíria igual gaúcho...nunca vi! E não é só gíria, mudam os nomes mesmo e inventam seu próprio jeito de falar. Veja o diálogo abaixo.

(Cintia na caixa do Habibs pra pagar a conta , ouve da atendente)

Atendente: 30 com 20

Cintia: Quê???

Atendente: 30 com 20.

Cintia: O que isso quer dizer? 30 + 20 ou seja, 50???

Atendente: TRIN-TA COM VIN-TE.

(Atendente entrega o papelzinho da conta à Cintia que lê R$30,20)

Cintia: Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!

Me sinto mei retardada aqui, num entendo o que as pessoas falam. Mas 1 mês de convivência com alguns gaúcho na Portelinha (vulgo casa do MC, ou de eu moro) e mais 3 dias aqui, já estou pegando as manhas e como sou legal, vou passar pra vocês para que não se sintam burros como eu:

Afu: muito

Bergamota: mexirica

cacetinho: pão francês

Lomba: ladeira

Trovando: xavecando

Torrada: bauru

Tu: não conjuga com o verbo

Plural: não existe nessa terra

Por enquanto foi isso que aprendi, mas tenho certeza que vou aprender mais...
Resumindo...estou gostando muuuuito daqui, sem contar que a experiência de ser coach está sendo muito boa! Hoje tem festinhaaaa, niver de 3 pessoas da @PA...terminar a visita com estilo!! Agora pouco chegou o louco do Capitanio aqui, de para-quedas, vai na festa também, ou seja, 3 Bagaceiros juntos novamentee (CSN 2007)!!!

Bom gente, por hoje é só, depois conto melhor as coisas e posto mais, porque amanha vou fazer um tour por aqui! =D
Beijoooos
;)







9 comentários:

Unknown disse...

tíntiaaaaa! q saudade!! tá curtindo aí então? tbm morro de vontade de falar BAH..
auahuahuahauhauhua
se cuida aí prima lindaaa!
amo vc! ;*

Te disse...

uahuahuahuahuhauahuhauhauhauhauhua

30 com 20!! bouaaa

esse povo eh doido

oww, pergunta o q eh negrinho =)

saudadeeeeeeeeeeeeee

Conrado disse...

Geeeente, que legal esse post!!! Olha a coach gente! No meu CL ainda!!!

Bah, eu concordo, esse pessoal do sul são tudo estranho mesmo.

Beijos!

ricardo lovatto blattes disse...

Melhor que torrada é cacetinho com guisado...
Tá bom, na tua língua seria assim:
Melhor que bauru é pão francês com carne moída!
beijo

Unknown disse...

Pois é cunhadinha, vai se acostumando, hehehehe seu irmão sempre fala que aqui em SC tb damos nomes diferentes pras coisas hehehe
Beijos :-)
Ana

Unknown disse...

Aeee Cintiaaa

Mtoo bom teu post, logo logo aqui em SM tu vai acrescentar mais gírias, tipo "pussuquiar", "atucanar", "ratiar"... fora as variações do "Bah", como "Beei", "Bã"...
Eu passei pelo mesmo choque do 30 com 20, e também o do "TRÊZEVINTE", tá, é R$3,20 ou R$13,20?

Tô te esperando, loka!!
Saudaaaaaades!!

Pseudopira disse...

Uepaaa.... girl!!

Pelo amor heim, vc jah tem esse sutaque de baiana-mineira-carioca-capixaba versao maringaense, agora incorporar o gauches a ele vai ficar estranho!! aUHUHAhuaHUAhu

Bjuxx!!

Luna Ferolla disse...

finalmente vc escreveu de novo
hehehehehe

saudades!!
manda sempre notícias por aki pra gente acompanhar!

bjooo

Capitanio disse...

Nooossa, nesse tem foto quando eu tinha acabado de chegar...
E eu que inventei de economizar 50 Reais...
Resultado: 18h no busão.